Doutrina Essencial · Fazenda Pública em Juízo · Tópico 13

Meios Consensuais, Arbitragem e Negócios Processuais com a Fazenda Pública

35 min de leituraProcuradorJuizJuiz FederalPromotorDefensorOAB

Por que estudar: o tema cresceu muito nas provas de Advocacia Pública (PGE, PGM, AGU) e começa a aparecer em Magistratura. As bancas cobram a compatibilização entre indisponibilidade do interesse público e disponibilidade de direitos patrimoniais, a necessidade de autorização legal, o art. 174 do CPC e os arts. 32 a 40 da Lei 13.140/2015 (câmaras de prevenção e resolução de conflitos, transação por adesão, suspensão da prescrição, responsabilidade do servidor só por dolo ou fraude), a audiência do art. 334 e sua dispensa (enunciados do CJF e do FNPP), a arbitragem com a Administração (art. 1º, §§ 1º e 2º, e art. 2º, § 3º, da Lei 9.307/1996 — arbitragem de direito e pública; Decreto 10.025/2019; arts. 151 a 154 da Lei 14.133/2021), os negócios processuais com a Fazenda (art. 190) e os dispute boards. Também aparece o acordo direto em precatórios (art. 100, § 20, da CF, e a EC 136/2025).

1. Fundamentos: a Fazenda pode fazer acordo?

1.1 Indisponibilidade do interesse público × disponibilidade de direitos

  • Sistema multiportas: o CPC estimula a solução consensual (art. 3º, §§ 2º e 3º) e determina que o Estado promova, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos. A doutrina moderna (Leonardo Carneiro da Cunha) prefere falar em meios adequados, e não "alternativos", de solução de disputas.
  • Indisponibilidade do interesse público ≠ indisponibilidade de todo direito da Administração.
  • O interesse público primário (interesse da coletividade) é indisponível.
  • O interesse secundário (patrimonial do ente) pode ser objeto de transação quando o acordo realiza o interesse primário (economia de recursos, rapidez, menor risco de condenação).
  • Doutrina: fazer acordo pode ser a melhor forma de atender o interesse público (Eros Grau, Diogo de Figueiredo Moreira Neto, Gustavo Binenbojm). Celebrar um acordo vantajoso não é "dispor" do interesse público; é geri-lo.
  • Limites: não se transaciona sobre poder de polícia e atividade sancionatória em seu núcleo, matéria tributária fora das hipóteses legais (art. 171 do CTN exige lei), nem sobre o que dependa de autorização legislativa.

1.2 Precisa de autorização legal?

CorrenteConteúdo
Exigência de lei específica (tradicional)A transação que envolva renúncia de direitos, alienação de bens ou aumento de despesas exige autorização legal (legalidade estrita), definindo hipóteses, competência e critérios
Autorização genérica bastaO CPC (art. 3º), a Lei 13.140/2015 e a LINDB (art. 26, que autoriza compromissos para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa) já dariam base suficiente, bastando regulamentação do ente e motivação
  • Ponto de consenso: o acordo deve observar critérios objetivos e isonômicos (impessoalidade), ser motivado e celebrado por autoridade competente, com publicidade do resultado.
  • Juizados: o art. 8º da Lei 12.153/2009 autoriza os representantes judiciais a conciliar, transigir ou desistir nos termos e hipóteses previstos na lei do respectivo ente; o art. 10, parágrafo único, da Lei 10.259/2001 autoriza diretamente os representantes da União, autarquias, fundações e empresas públicas federais.

Em provas de PGM/PGE: a resposta segura é: o ente precisa de lei ou ato normativo próprio que discipline quem pode acordar, em que hipóteses e com quais critérios — e deve publicizar essas hipóteses (FNPP, Enunciado 16).

Continue lendo com o Cátedra

Assinantes leem o tópico completo: teoria, jurisprudência do STF e do STJ, quadros comparativos, pegadinhas de banca, exercícios Certo/Errado com gabarito comentado e revisão de 1 minuto.

Assinar o Cátedra

Já é assinante? Entre na sua conta

Texto elaborado com apoio de IA e revisado a partir da Constituição, da jurisprudência do STF e do STJ e de material doutrinário. Itens de exercício elaborados para fixação (não são questões oficiais). Material de apoio ao estudo.